COASC - Cooperativa Agroindustrial dos Suinocultores Catarinenses

Atendimento

49 . 3442 6158

Siga-nos


NOTÍCIAS



Coasc comemora um ano de Fundação


13/02/2015 - COOPERATIVISMO

Fundada em 13 de fevereiro de 2014 a Cooperativa Agroindustrial dos Suinocultores Catarinenses (COASC), com sede em Concórdia celebrou o 1º aniversário com encontro especial realizado na tarde desta sexta-feira (13) no auditório da Associação Catarinense de Criadores de Suínos - ACCS. 

A data foi marcada por reuniões e o corte do bolo com a participação dos 26 sócios fundadores, autoridades e imprensa. Para o presidente da ACCS e da cooperativa, Losivanio Luiz Lorenzi, o aniversário marca o início de uma nova fase promissora para o setor catarinense e brasileiro. “Estamos crescendo de maneira gradativa, sempre focados em fortalecermos os produtores independentes, que não estão ligados ao sistema de integração por meio do associativismo”. 

Para o sócio cooperado, Leonir Cesca, de Salto Veloso, no meio oeste, a cooperativa que nasceu em Santa Catarina já serve de modelo para o país. “Aos poucos estamos nos consolidando como uma das principais ferramentas de auxílio à sobrevivência e manutenção da atividade, assim como é a ACCS”. 

O sócio cooperado, Franscisco Carlos Necker, de Agrolândia, no Alto Vale do Itajaí, também reforça a criação da cooperativa. “Há exatamente um ano atrás comemorávamos a realização de um sonho e hoje estamos aqui iniciando uma Central de Compras e ampliando as possibilidades, o que nos torna um diferencial no mercado”. 

O momento ainda marca a conquista do terreno para abrigar a sede própria, viabilizado pela Prefeitura de Concórdia. Segundo o prefeito, João Girardi, a COASC possui importante papel no desenvolvimento econômico e da agricultura não apenas da região, mas do estado e país, pois através do cooperativismo irá melhorar a rentabilidade no campo, de maneira coordenada e diferenciada. “A consolidação da cooperativa e a construção de uma sede própria sinaliza um importante passo em especial para nossa cidade berço da suinocultura catarinense e sede da ACCS, modelo e referência para o agronegócio brasileiro”. 

De acordo ainda com Lorenzi, o desafio agora é a construção da sede, mas entre as metas para o futuro, destaque para a industrialização dos produtos, através da implantação de um frigorífico e marca própria. “O primeiro ano foi importante, pois conseguimos avançar em diversos pontos por meio de reuniões periódicas, onde tivemos a oportunidade de ampliarmos as discussões e construirmos juntos à cooperativa. Para 2015 os desafios são ainda maiores, mas com a união e trabalho em conjunto vamos avançar”.

Confira o vídeo:


Fonte: Ascom/Coasc








topo